Agora vamos ao mais importante da banana: Conhecer o seu conteúdo nutricional e ver o que ela nos oferece de especial no fortalecimento do nosso corpo e combate ou prevenção à enfermidades.

A banana é muito rica em minerais e tem grande quantidade de ferro, que ajuda na hemoglobina do sangue, contra a anemia, principalmente em grávidas e crianças. Ela tem magnésio, que ajuda a combater muitas espécies de alergia – inclusive a febre do feno.

Segundo pesquisadores da Alemanha, a ingestão de três bananas médias fornece cerca de 180 mg de magnésio. Mas o seu forte é uma grande quantidade de potássio, mineral necessário para contração muscular, evitando cãibras, fadiga e alterações nos batimentos cardíacos.

A banana é fonte essencial de energia e, sendo de fácil acesso e tornando a refeição ligeira, passou a ser o alimento ideal para os desportistas sujeitos aos grandes desgastes nos esforços físicos.

O potássio ajuda ainda na transmissão dos impulsos nervosos e recompõe a perda deste mineral nos casos de diabetes, auxilia os pacientes com hipertensão ou com problemas cardíacos e, também, nos casos de diurese provocada em pessoas em regime de emagrecimento.

A banana ainda possui o cálcio tão necessário para fortalecimento dos ossos, dentes e as células do nosso corpo.



Vitaminas e outros benefícios

Vejamos as vitaminas encontradas nesta fruta: A (beta caroteno), necessária para o funcionamento do sistema imunológico, ajudando a diminuir o tempo de duração das doenças.

Vitamina C (ácido ascórbico), que ajuda a aumentar a imunidade e oferece proteção contra o câncer; B1 (tiamina), que ajuda a manter normal o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração; B2 (riboflavina), que ajuda na cicatrização das feridas, e a B5 (niacina), que interfere no metabolismo das gorduras e açúcares.

 

Ela é ideal para integrar a dieta de mulheres que sofrem de síndrome da tensão pré-menstrual (a TPM). A banana maçã combate o colesterol e ajuda a evitar prisão de ventre. Uma pesquisa, vinda da Inglaterra, informa que a ingestão de bananas forma um fermento digestivo, do tipo dietético, que protege contra o câncer do estômago.

Vejamos outros benefícios da banana: Ela alcaliniza o sangue no caso da acidez no estômago, facilitando a digestão. Estimula os rins na depuração de elementos tóxicos; no caso de infecção do fígado, ajuda no fortalecimento celular.

A banana é, também, ótima para combater a diarréia infantil, sendo o remédio provido pela Natureza para facilmente curá-la. Sendo assim, a dieta à base de banana, comumente recomendada pelos pediatras, é adequada – diz o professor William B. Greenough III, da Johns Hopkins University e presidente da Fundação Internacional para a Saúde da Criança.

O Dr. William avisa: “Não pare de comer banana, para se recuperar mais rápido da diarréia”; ele estimula as mães a darem a seus filhos bananas quantas vezes eles quiserem ou a cada três horas. A Academia Norte-Americana de Pediatria adverte que não se deve deixar crianças com diarréias agudas em jejum por mais de 24 horas.

Após conhecer tantos benefícios da banana, que tal passar na quitanda ou mercadinho da sua casa e comprar umas pencas bonitas desta fruta? Ao fazer isso, você não apenas estará fortalecendo o seu organismo – dando-lhe condições de poder resistir com eficiência às enfermidades – como, também, estará economizando, futuramente, muito dinheiro que seria gasto com medicamentos que agridem o corpo e nem sempre trazem a solução para os seus problemas de saúde.

Nutrientes e Propriedades Terapêuticas da BANANA

Caixa de texto: voltar