A celulite é uma alteração no tecido celular subcutâneo que se manifesta por meio de nódulos de dimensões variáveis, fazendo com que a pele adquira o aspecto de “casca de laranja”.

Inicialmente a má impermeabilidade das veias menores pode permitir o escape da água do sangue, que acaba por se infiltrar nos tecidos, formando edemas.

Em seguida, por causa do desequilíbrio do metabolismo local, as fibras do tecido conjuntivo começam a reter água, sal e gordura – etapa em que se forma a celulite, tornando-se dolorosa e incômoda.

Ela aparece principalmente na parte externa das coxas, nádegas, joelhos, braços e ventre. Origina-se de desequilíbrios hormonais, hipófise, alimentação em excesso, ingestão de refrigerantes e doces, além do uso de roupas muito justas, prejudicando a circulação sangüínea.

Uma das boas receitas para ajudar a diminuir a celulite é fazer o óleo de hera e aplicá-lo na forma de massagem.


Como fazer o óleo:

Coloque num vidro vazio (como os de palmito), 400g de folhas maceradas de hera. Complete com óleo de amêndoas. Coloque em banho-maria por duas horas. Aplicar, massageando as áreas afetadas pela celulite, três vezes por semana – sempre no sentido de baixo para cima (princípio da drenagem linfática).


Suco para celulite

10g de cavalinha
10g de dente-de-leão
2 copos de água


Modo de preparo:
Fazer o chá de cavalinha e do dente-de-leão por infusão.

Dose recomendada:
Tomar três vezes ao dia, após as refeições.

Propriedades terapêuticas:
Hera: Tem propriedades adstringentes e diminui inflamações.

Dente-de-leão: Depurativo do sangue, possui efeitos laxante e depurativo, fazendo desta planta uma arma eficaz no combate à celulite.
Cavalinha: Contém esteróides, é diurética potente, fortalece os ossos e os tecidos e combate a celulite.

Como Combater a Celulite

Caixa de texto: voltar